quinta-feira, 14 de março de 2013

Um Olhar no Espelho

       Todos conhecem ou já ouviram falar de Narciso, personagem da mitologia grega que morreu afogado na beira dum lago ao debruçar-se para admirar seu reflexo no espelho d'água. A lenda de Narciso disseminada para incentivar 'cautela' ao fixarmos o olhar apenas e somente em nós mesmo. Ninguém sabe ao certo se ele era bonito ou feio, o que nos importa é o fato de ao ver-se refletido na água estabeleceu o seu foco nele mesmo ao ponto de não perceber que poderia morrer afogado. E evidentemente foi o fim de Narciso, morreu afogado admirando-se.
      

      Mas, e você, o que vê ao olhar no espelho? Muitas pessoas bem jovens olham e veem aquilo que gostariam de ser mais à frente, os mais maduros desejam ver-se como eram anos atrás, pessoas que sofrem de anorexia enxergam-se sempre gordas, uns enxergam-se fracos demais, covardes demais, fortes demais e assim por diante... 


       Cada um se vê de uma forma, porém, não da maneira que deveriam olhar. Deus nos chamou para um propósito, Marcos 16:15 " Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." , o de semear o evangelho de Jesus Cristo e de sermos suas testemunhas fiéis em todo lugar que andarmos e estivermos. Fácil? De modo algum, entretanto, Ele, Jesus disse que estaríamos acompanhados em tempo integral com seu amigo, o Espírito Santo, que nos consolaria, confortaria, fortaleceria, aminaria, instruiria em todos os aspectos da vida. Assim quando as pessoas olhassem para nós não veriam gatinhos frágeis como o somos, mas, veriam refletido em nós a força do nosso Deus, um Leão Forte e Corajoso.

Nossas atitudes, palavras, nossos gestos e sentimentos, mas, principalmente as nossas intensões devem refletir a pessoa de Jesus. se aqueles que nos rodeiam não conseguem enxergar o brilho da resplandecente Estrela da Manhã nem do Sol da Justiça, a saber, Jesus Cristo o filho de Deus, de nada vale dizer que O seguimos e que estamos  dentro do seu querer e da sua vontade. O mundo está em trevas e a cada dia as trevas ganham um espaço maior, quer seja na mídia, na escola, faculdade, trabalho e até mesmo em nossa casa. E aí meu amado e minha amada, é que realmente a todo instante nos achegarmos ao Santo, ao Sublime, ao Senhor dos senhores e Rei dos reis, porque para viver no meio dessa escuridão somente à margem de Sua luz e santidade.

       Não se assuste, não se espante, a hora de brilhar vai chegar antes mesmo do que você espera e imagina. Pode ser hoje, aí mesmo onde você acessou o blog, ou daqui à pouco, amanhã, quem sabe a hora de brilhar e de refletir a imagem de Cristo é você. Ele deu-nos liberdade de escolha, escolher depende apenas de nós.
        O que importa não é como eu me vejo ou como você se vê, mas, o que as pessoas em nós que proclamamos servir ao Senhor.
         Precisamos estar inundados do amor de Deus, de fé, de santidade e do fruto do Espírito Santo, de justiça e de verdade para que todos, ao nos olharem, vejam estampado em nós o nosso Senhor Jesus.

   Deixo para consolidação nossa a passagem encontrada em  2 Coríntios 3:18 " Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somo transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."

            Que a partir de hoje não sejamos mais 'Narcisos à beira do lago' mas que sejamos reflexo do Senhor nesta terra. Que Deus em Cristo vos abençoe grandiosamente, amém!

Cicatrizes: Marcas do Amor de Deus!


     Uma vez minha filha menor me perguntou como ela havia nascido e eu lhe respondi que foi por meio de uma cesariana. Ela pediu para que eu mostrasse por onde ela havia saído, (é as crianças de hoje são muito mais curiosas que no meu tempo!) e eu mostrei-lhe a cicatriz da incisão, de imediato ela disse: "_Mamãe aqui é marca do seu amor por mim!" Amados confesso que chorei de emoção porque nunca havia pensado dessa forma tão amorosa e singular mas respondi sorrindo: "_ Sim, meu amor! é a marca que ficou por te amar e desejar que você estivesse em meus braços."

         Depois desse dia comecei a perceber o tamanho do amor Deus por mim e por você, até mesmo se você ainda não quis aceitar seu  novo e real nascimento, o nascimento em Jesus Cristo. Muitos me perguntam " Mas se Deus sabe de tudo porque ele deixou Adão e Eva fazer o que fizeram?" ou " Se Deus só faz coisa boa porque criou o diabo e as guerras?" ou " Que Deus é esse que mata o único filho numa cruz?" e a resposta é apenas uma palavra: AMOR. Sim, Amor. Por amor Deus deu o livre arbítrio a Adão e Eva no paraíso, por amor não exterminou Lúcifer que era bom mas preferiu tornar-se mau! E por amor enviou seu filho Jesus Cristo para nos salvar através do sacrifício na cruz do calvário. 
                  Humanamente falando, jamais, qualquer um de nós seríamos capazes de dar  nossos filhos para pagar a dívida ou para obtenção do perdão de um desconhecido e desmerecedor de tal favor, imagine ainda se fosse seu único filho? Pois é, esse sentimento humano chama-se Razão, que executa tudo pela lógica.O que Deus fez realmente foi provar seu Amor, Incompreensível, Incondicional, Ilimitado, Eterno, Inexplicável.


         Mas se o seu filho se despusesse a morrer por alguém para que este tivesse direito a viver com liberdade e perdão de todos seus delitos? E fazer isso por amor, sem ser pressão ou coagido, o que você diria a ele? Pois bem, Jesus Cristo quis e aceitou, não somente deixar seu trono de glória no céu ao lado de seu Pai como também aceitou viver e padecer aqui neste mundo das mesmas aflições que passamos e morrer de uma maneira que apenas os criminosos morriam!! E tudo isso por Amor, por mim e por você.
         
         É isso que não entra na mente humana, essa forma de amar alguém que não merece ou que não o merecia. Porque estamos habituados aos jogos de interesses, às barganhas e o recompensar. Entretanto, Cristo Jesus aceitou carregar em si as "marcas do seu amor" por nós: mãos e pés perfurados por cravos enormes, cabeça perfurada por espinhos pontiagudos, o corpo mutilado pelas chicotadas e o lado da barriga perfurado por uma lança, assim como nós mulheres carregamos as marcas do parto, marcas de amor também, porque as marcas provam que geramos uma vida.



      O amor de Deus é tão grande, fiel, incondicional e único que ficou registrado no livro do  profeta Isaías 49:15-16a "Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que não se compadeça dele, do filho de seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti. Eis que, na palma de minhas mãos te tenho gravado."  Isso quer dizer amado e amada do Senhor que nem mesmo nossos pais e mães nos amam como Jesus Cristo nos amou.
       
Nossos pais se sacrificam por nós como prova de amor sim, mas nosso Deus sacrificou seu bem maior não apenas por um, dois ou três filhos rebeldes, Ele sacrificou a Jesus por toda a humanidade. E de nenhum se esquecerá, e mesmo quando eu e você não o vemos nem observamos o seu agir a nosso favor Ele está aí coladinho em nós para nos socorrer e dizer : "_ Meu filho, minha filha, como te esqueceria se toda vez que olho minhas mãos vejo as marcas de amor pela qual te dei vida?"
        
    Você pode até admitir que o ama, porém, muitas vezes se esquece que Ele te ama ainda mais e que estará sempre pronta a te perdoar pelas escolhas erradas que tomou nesta jornada. Jesus te ama além da sua compreensão, dos seus delitos e defeitos, das suas virtudes e triunfos. Ele te ama porque Ele decidiu te amar e morrer para te livrar daquela cruz em que Ele foi crucificado. As chicotadas, a cruz, os cravos, a lança, o desprezo e a vergonha eram para mim e para você, mas, Ele escolheu padecer em nosso lugar para nos dar o direito de viver uma vida de triunfo.

Você não precisa carregar uma cruz no peito ou estampada numa camiseta para provar que acredita nesse amor. Ele não está mais lá. A cruz está vazia. O Homem Deus que morreu nela, ressuscitou ao terceiro dia e está vivo e quer unicamente te dar uma rica oportunidade de viver abundantemente com Ele dentro do seu coração. Aceite este amor, este sacrifício, esta oportunidade de ser gerado por Deus.
Olhe para o calvário, lembre-se das marcas de amor feitas num inocente que amou antes de você nascer. Deixe-se ser constrangido a amá-lo intensamente e assim como ele abriu os braços numa cruz por amor a você , abre os seus para recebê-lo como Salvador e Senhor.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Uma viagem que tinha tudo para fracassar...

De repente você é chamado para realizar uma viagem muito importante e levando consigo seus melhores amigos. Mas esta viagem é num lago muito lindo e muito grande. Como se sentiria? Certamente aquele sentimento de privilégio tomaria conta de seu coração e isso seria absolutamente normal. Então você descobre que além de seus  melhores amigos uma autoridade irá junto com vocês. Imagine só?! E você nem imaginava que ele te conhecia. Pois bem, te conhece.
Chegando ao local determinado os olhos não param de admirar a paisagem tão linda que parecia mais um sonho. Seus amigos pasmados como você e aquela pessoa extra apenas observava serenamente. Nesta hora chega o barco que irá transportá-los para o outro lado onde vocês conhecerão as pessoas daquele lugar e as suas necessidades na esperança de saná-las da melhor forma possível.

Todos empolgados para começaram o trabalho, falam de tudo o que planejaram para esta viagem, das metas a serem alcançadas e das possíveis barreiras que poderão surgir, contudo a euforia não os deixam esfriar ou desistir de chegar ao outro lado. Mas aquele passageiro extra apenas observava e acabou por dormir durante travessia. 

De súbito o céu escureceu, formaram-se nuvens escuras e uma enorme tempestade desceu sobre o lugar. E agora?  O único experiente em situações de risco seria aquele que está dormindo no barco. Deu para perceber que esta situação não é mera semelhança com a aquela que os discípulos e o Mestre passaram para chegar à terra dos gadarenos segundo relata Lucas 8:22- 25.  Nada do que está registrado na Bíblia Sagrada foi escrito por acaso, foi deixado para nos aproximarmos de Deus da maneira correta, de aceitar o querer e operar divino e de reconhecer que nossas escolhas nos afastam ou nos aproximam de Deus e que teremos que conviver com as consequências destas decisões.
Muitas vezes não compreendemos porque Jesus está no nosso barco e somos açoitados por ventos, águas, raios, relâmpagos,trovões  e a água entra no barco nos fazendo reconhecer que somo Limitados, Impotentes, Fracos como é revelado nesta pergunta "Onde está a vossa fé?" Marcos 8:25a
Porém, o que nos conforta é que nesta hora que reconhecemos nossa pequenez é que nosso Deus mostra-se Ilimitado, Potente e Forte. E quando Ele, Jesus, opera o milagre tudo aquilo que nos açoitava e amedrontava fica à sombra do Poderia do Mestre e extasiados apenas balbuciamos: "Quem é este, que até aos ventos e o mar manda e eles lhe obedecem?" Marcos 8:25. 
Não importa onde você subiu no barco, não importa aonde está indo, nem mesmo para que está indo se em seu barco estiver aquele passageiro extra, a Autoridade Experiente em situações de risco: Jesus Cristo, o Nazareno Filho do Deus Altíssimo. Em nossa caminhada cristã rumo à Nova Jerusalém que precisa aparecer e resplandecer é Ele pois nós somos apenas coparticipantes da sua Glória, como está escrito em Romanos 11:36 " Porque Dele, e por Ele e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém!"
E quando clamamos ao Senhor pedindo-lhe socorro Ele levanta-se a nosso favor apresentando-se como Ele é: Deus Forte!!! e traz de volta e aperfeiçoada a paz que tanto desejamos nestas horas de tormentas, porque Ele é:  Príncipe da Paz!!!

Finalizo recitando o Profeta Isaías 41:10
" Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel."

terça-feira, 12 de março de 2013

Casamento Perfeito: o Coração e a Boca


Os mais velhos dizem que depois de alguns anos de casamento imitamos  até os defeitos do cônjuge. É verdade. 

Começamos por imitar e depois nos acostumamos aquilo e fazemos de forma tão costumeira que nem percebemos e quando somos confrontados com "Você fez isso ou aquilo igual a seu marido ou igual a sua mulher" disparamos um "Que nada! Eu mesmo não!"

É justamente disso que trata esta passagem do Lucas 6:45 "porque a boca fala do que está cheio o coração.", Deus através de sua Palavra nos adverte que tudo o que proferimos tem a ver com o nosso coração. O apóstolo Paulo nos ensinou através de sua carta à Tiago que de uma mesma fonte não pode jorrar água doce e água salgada. Certamente um coração mau, iracundo, amargurado e insatisfeito será manancial de vida. Mas um coração bom como a palavra nos revela, dará o bom tesouro que tiver guardado dentro de si. 
    É este o casamento perfeito que manifesta a presença de Jesus Cristo em nossas vidas, um Coração cheio de Deus com uma Boca que proclame e influencie o próximo na busca por este grandioso tesouro: Espírito Santo de Deus!
 
E se somos de Deus e em nós habita seu Espírito, é de convir que nossa boca é canal de bênção, de paz, amor, misericórdia, longanimidade, mansidão, temperança, fidelidade, alegria... Peraí!! Isto é o Fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23)... É sim, isso mesmo. Quando o nosso coração tem uma aliança firmada com Deus através de Jesus Cristo nosso Senhor, ele fica assim, recheado de coisas boas e que devem ser compartilhadas através da nossa boca.








Não Negligencie a Caminhada com Deus

  Refletindo na passagem do Profeta Ageu 1:1-11 podemos perceber como o cuidado de Deus é presente em nossas vidas mesmo quando nós nos afastamos do Caminho. Contudo, isso não significa dizer que Deus se alegra ou se agrada quando eu ou você nos afastamos da Caminhada Perfeita ao lado do Mestre e decidimos andar por "trilhas tortuosas" que a vida nos oferece tão sutilmente com o único objetivo de nos afastar da Perfeita Comunhão com Jesus Cristo.

   "Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu lhe assoprarei. Por quê? - disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, e cada um de vós corre à sua própria casa." Ageu 1:9. Percebeu o cuidado do Mestre? Ele cuida tão maravilhosamente de nós, seus filhos amados, que mesmo quando buscamos os nossos objetivos e metas pessoais, muitas vezes deixando a casa Dele, a Igreja, em segundo plano Ele 'assopra' para longe de nós aquilo que não faz parte do desígnio divino para nossa vida cristã.

    Deus não deixa os seus filhos enganados nem confundidos, Ele sempre nos adverte, nos avisa antes das coisas acontecerem. Por quê? Porque somos Limitados, porém, Ele é, segundo descreveu o Profeta Isaías  9:6, O Pai da Eternidade, ou seja, Deus sabe tudo o acontecerá em nossas vidas porque Ele sonhou, arquitetou e projetou o melhor para nossas vidas e ao mesmo tempo sabendo que nós iríamos tentar "ajudá-lo"  da melhor forma possível a satisfazer nossa carne, nosso desejo. Neste sentido a magnitude de Deus é tão tremenda que Salomão afirmou em Provérbios 16:9 " O coração do homem traça seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos."  nos fazendo entender que Deus é quem está no controle de tudo, quer queiramos ou não, pois Ele, como Pai que não erra tentando acertar mas como maestro de uma linda sinfonia, rege tudo em nossas vidas para fazer felizes e filhos de alegrem o coração de um Pai.
   Como negligenciar caminhar com Deus se o percurso só terá sentido pleno se o Mestre estiver ao nosso lado? Vivemos de escolhas e escolhas... E Deus quer que optemos por escolher a sua vontade assim como Jesus Cristo fez no Getsêmani, ' Pai afasta de mim este cálice, mas que seja feita a Tua vontade e não a minha'.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Ser Amigo de Deus

 Deus criou Adão a sua imagem e semelhança, perfeito, completo e o melhor de tudo, sem aquele vazio existencial que todos os nascidos de Adão possuem. 
 Isso implica afirmar que Adão não necessitava de absolutamente NADA.
  Imagine você com tamanha intimidade com o Criador e Arquiteto deste universo, intimidade esta que ambos desfrutavam ao ponto de se falarem todos os dias ao fim da tarde. Conversar, caminhar e apreciar a presença de cada um dos envolvidos neste Elo de Amor: Deus e Adão.
   Nestes dias tão agitados, trabalhosos e conturbados em que os dias e as semanas passam tão rapidamente que esquecemos muitas vezes que os relacionamentos precisam ser regados com gotas de Gentileza e Atenção, e quando notamos passou-se mais uma semana e nem ligamos para aquele amigo que estava pra baixo, ou para uma amiga que está enfrentando um divórcio ou para um familiar tão querido e que não vemos há tanto tempo. 
   Deus, não abandonou Adão. Deus não se afastou de Adão nem ao menos o esqueceu. Foi a rotina de Adão que mudou quando ele resolveu não dar mais ouvidos à voz de seu Grande e Verdadeiro Amigo: DEUS!
   Como está nossa intimidade ou melhor, como está a nossa rotina? O inimigo tem roubado o nosso tempo de intimidade e comunhão e nós precisamos voltar ao início de tudo e nos reerguermos exatamente no lugar onde deixamos a nossa decisão nos afastar do nossa Amigo, do nosso Deus. 
   Assim como queremos senti-Lo presente em nossa vida, Ele quer nos sentir, nos ouvir e estender sobre nós suas mãos misericordiosas e seu olhar de amor.